Um
projeto que começou na Câmara dos Deputados e foi para o Senado pode
acabar com repasses do Governo Federal para as APAE’s. A apreensão por
todo o Brasil é que as famílias percam a estrutura especializada para o ensino de estudantes especiais.
O
projeto, de autoria do senador José Pimentel (PT-CE), propôs cortar os
repasses do governo federal para as Apaes depois de
2016. Consequentemente as associações vão fechar as portas.
No
Maranhão a proposta causou reação imediata da sociedade. A deputada
Gardênia Castelo encabeça no estado a lista de pessoas que devem
participar de movimentações que impeçam a aprovação da proposta de
Pimentel.
“Sou
contra qualquer manifestação do governo ou de quem quer que seja, que
tenha por fim reduzir a oferta de recursos financeiros, humanos,
materiais, ou tecnológicos da base educacional ou da vida dos nossos
irmãos que possuem alguma forma de deficiência, porque entendo que a
rejeição, a discriminação e o preconceito que sabemos existir contra
eles no Brasil, já revelam, por si só, uma forma desumana e condenável
de exclusão social”, disse a deputada.
A
proposta de fim das APAE’s sugere que todos os alunos com deficiência
intelectual ou múltipla sejam matriculados em escolas regulares. O que
na visão de especialistas da área não é o arranjo pedagógico mais
indicado para se auferir os rendimentos.
Para
a deputada, “por mais boa vontade e orientação metodológica que se
tente dar aos desiguais, principalmente no âmbito da educação pública,
nem sempre isso é viável. Não se pode excluir as escolas especiais dos
repasses governamentais, porque seria condená-las ao isolamento e
portanto, a um baixo rendimento educacional, prejudicando a proposta
sociocultural de todas”.
Segundo
o presidente da Federação Maranhense das Apae’s, Jerônimo Ferreira
Cavalcante Filho, essas entidades estão registradas no cadastro do Censo
Escolar do Estado, com a frequência dos alunos até registradas,
estando, assim, habilitadas para receber os repasse regulares dos
recursos do Fundo Nacional de Educação Básica – Fundeb.


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